g

Gravida proin loreto of Lorem Ipsum. Proin qual de suis erestopius summ.

Recent Posts

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Follow Us:
De volta ao topo
projetos de decoração

Como elaborar um Projeto de Interiores em 5 passos

Projeto de Interiores é um conjunto de estudos e práticas cujo objetivo é levar conforto, funcionalidade e beleza para um ambiente como uma casa ou um apartamento. 

Para sua aplicação, realizamos a devida composição do espaço interno, compondo a ideal combinação de itens como paredes, pisos, forros, instalações elétricas e hidráulicas, mobiliário e decoração. 

Esse trabalho consiste na busca por manter um ambiente bonito que requer um trabalho que vai além da estética para personalizar o espaço. 

E neste artigo, trago 5 passos básicos para elaborar um Projeto de Interiores que combine a valorização do ambiente com ótimo custo-benefício, sempre de acordo com o seu estilo e perfil. Confira! 

 

Primeiro passo: avaliação do espaço do cliente

sala de estar

Antes

 

Para começar um Projeto de Interiores, é preciso existir sintonia e entrosamento entre decorador e cliente. Assim, facilita-se o trabalho para a concepção de uma ideia que leve o projeto ao sucesso. 

Esse processo é realizado a quatro mãos. O cliente é inserido no processo de criação e execução em todas as suas etapas. Ele faz parte de tudo, afinal a casa é dele!

É por isso que eu começo analisando o estilo e modo de vida do cliente, avaliando sua casa, seus gostos ou um projeto meu que tenha chamado a atenção, mas eu gosto mesmo é de pedir lição de casa! 

Sempre que um cliente me contrata, após nossa negociação, peço para que faça um painel no Pinterest ou um site semelhante, com tudo que gostam ou acham interessante. O foco não é copiar nada, mas traçar o verdadeiro perfil do cliente para a sua devida elaboração. 

Cores, texturas, estampas, linhas e outros itens são sinais que mostram a personalidade intrínseca da pessoa. Mas, quando há casais ou famílias que discordam entre si, cabe aos designers de interiores encontrarem um denominador comum. 

 

Segundo passo: a escolha dos móveis e tecidos

A segunda etapa para a elaboração do Projeto de Interiores é a escolha de móveis e tecidos. 

Já com a planta baixa definida, escolhemos os móveis e tecidos para execução do 3D. Não significa que serão exatamente os móveis escolhidos, mas podem mostrar para o cliente uma quase realidade do projeto finalizado. 

Essa etapa torna tudo muito mais claro e assim o cliente pode ir apurando seu ideal de Projeto de Interiores antes de começar a executá-lo na prática.

 

Terceiro passo: execução do Projeto de Interiores

obra de interiores

Durante

 

Quando chegamos no terceiro passo, tudo já está praticamente definido. Então, vamos para a etapa de execução.

Se temos uma reforma em mente, vamos iniciá-la coordenando prazos de entrega das compras dos acabamentos, revestimentos, mobiliário, iluminação, decoração e outros itens. 

Enquanto esses itens não chegam, a obra bruta se inicia com demolir/construir, troca de esquadrias, alterações de elétrica/hidráulica/internet, gesso, luminotécnica, contrapiso, preparação de paredes e muitos outros itens necessários em uma obra contratada.

Depois dessa terceira etapa, vamos nos aproximando da parte final. 

 

Quarto passo: acabamento

sala de estar projeto de interiores

Produção

 

 

Aqui, o Projeto de Interiores chega à etapa de acabamento. É quando a obra precisa estar mais limpa, com pessoas altamente capacitadas, escolhidas com o maior apuro para que tudo aconteça da forma mais precisa e com muita qualidade. 

A instalação de pisos e revestimentos não é tarefa tão simples, já que revestimentos em grandes formatos ou pisos de madeira exigem mão de obra extremamente qualificada, por exemplo. Pintura e marcenaria são bastante dependentes e devem andar juntos. 

Já a marmoraria faz uma grande sujeira na obra, mas também não pode ser colocada muito cedo porque os riscos de quebra podem ser fatais e perder todo um trabalho que não custa nada barato.

Nesse caso, o ideal é sempre bom deixar uma demão de tinta para após a marmoraria e marcenaria antes de realizar a entrega do Projeto de Interiores finalizado. 

 

Quinto e último passo: a entrega

projeto de interiores sala

Entrega final

 

O Projeto de Interiores é finalizado nessa etapa que deixa tudo lindo de verdade. 

Na entrega dos móveis e com tapetes, cortinas, quadros e lindos objetos de decoração para criar aquela atmosfera particular, especial e cheia de aconchego.

Assim, o seu ambiente fica com a sua cara, do seu jeito, levando mais personalidade e estilo para o espaço decorado.